Lagoinha utiliza a arte teatral para evangelizar e ganhar vidas para o Senhor
teatro
Apresentação do Grupo Atos no Confrajovem 2013
Respeitável público! Sabe que dia é hoje? Hoje é o Dia Universal do Teatro. Mas, afinal de contas, o que é teatro? De acordo com o minidicionário de Evanildo Bechara, um dos significados para a palavra teatro é: “a arte de representar”, e nessa questão a Igreja Batista da Lagoinha não fica para trás.
Segundo Adelita Siqueira e Dayane Carvalho, atrizes profissionais e coordenadoras do Ministério de Teatro da IBL, a igreja conta atualmente com seis grupos ativos, sendo eles: AnunciART, Arena, Atos, Ora-Pro-Nobis; Rede de Adolescentes e Vida Nova. Todos eles, por meio da arte teatral, têm  edificado a igreja e evangelizado muitas pessoas que se encontram em diversos lugares como asilos, orfanatos, comunidades terapêuticas, hospitais, locais públicos; que, ainda, não têm Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
É importante também ressaltar que além desses grupos ativos, a igreja conta com outras manifestações artísticas, que são os musicais infantis. Em 2012, em comemoração ao Dia das Crianças, a IBL apresentou o espetáculo Davi, que foi inspirado no álbum de mesmo nome, do Ministério de Louvor Diante do Trono para crianças.
Teatro
2012 – Apresentação do Musical Davi na Igreja Batista da Lagoinha
A apresentação foi recebida com tanta empolgação pelos pequeninos que, em 2013, a dose de talento teve que ser repetida. Outro musical foi produzido; porém, dessa vez a inspiração partiu de outro álbum do DT: o Arca de Noé. O espetáculo ganhou tanta visibilidade que, além da igreja, ele também foi apresentado no Teatro Ney Soares, em Belo Horizonte.
Teatro na Lagoinha
curso de teatro oferecido pela Lagoinha é composto por 12 módulos. Os dez primeiros abordam assuntos referentes aos princípios bíblicos, condutas de um cristão, como ter uma vida de adoração, entre outros. Já os dois últimos tratam de tópicos específicos relacionados à arte teatral. O curso “Linha de Ensino” é totalmente gratuito, tem a duração de três meses e é realizado uma vez por semana. As reuniões são na Fábrica de Artes, e cada uma tem a duração de duas horas.
Teatro
2013 – Apresentação do Musical Arca de Nóe no Teatro Ney Soares
“Por meio do curso pretendemos também oferecer um acompanhamento pastoral, pois, mais do que artistas, queremos fazer com que todos sejam verdadeiros adoradores, que buscam a excelência”, destacou Adelita.
Após a participação no curso, todos participam do processo de audição, que não é eliminatório, mas classificatório. “A audição serve para verificar a aptidão e ograu de experiência do interessado em relação ao teatro. Após a análise de sua desenvoltura, ele é encaminhado para um grupo já ativo da igreja, que se encaixe com o seu perfil. Esse interessado pode também, até mesmo, se tornar um líder e criar um novo grupo que poderá ser formado por pessoas que, assim como ele, estão chegando para compor o ministério”, detalhou Dayane.
“Ninguém será eliminado por meio do processo de audição, uma vez que o ministério requer a colaboração de muitas pessoas. Pode ocorrer o caso do interessado (a) não ter a desenvoltura para atuar, entretanto, ele pode ajudar de outra forma e em outra área como figurino, sonoplastia, cenário, maquiagem, iluminação; enfim, todos serão bem-vindos”, enfatizou Adelita.
Como se inscrever?
Teatro
2013 – Apresentação do Musical Arca de Nóe no Teatro Ney Soares
Para participar do teatro da Lagoinha é necessário que o interessado (a) seja membro da igreja. Ele (a) também deve entrar em contato com o Ministério de Louvor, o qual não só é responsável pelo Ministério de Teatro, mas também pelo da dança, da música e pelos corais.
Os telefones de contato são: (31) 8793-7237 (Adelita Siqueira), (31) 8793-7243 (Dayane Carvalho) e (31) 3478-2300 (Fábrica de Artes). Ou, ainda, enviar um e-mail para coordenaçãoteatroibl@gmail.com, no qual a pessoa mencionará o interesse em compor o ministério.
Todos os interessados (as) que entrarem em contato com o ministério, receberão (via e-mail) um “Cadastro de Intenção”, que deverá ser preenchido e encaminhado (via e-mail) para a coordenação do teatro. Posteriormente, o ministério entrará em contato com todos aqueles que responderem o cadastro, a fim de os convidarem para participar do curso “Linha de Ensino”.
Musicais
Os musicais infantis realizados na Igreja Batista da Lagoinha são produzidos pelo Ministério de Louvor. Caso você tenha interesse que seu filho (a), faça parte do elenco, entre em contato (no início do ano) com o ministério pelo telefone (31) 3478-2300 (Fábrica de Artes).
Fotos: Jean Assis, Diego Couto, Natália Celle
:: Cristiane Soares